sao luis / MA - terça-feira, 30 de setembro de 2014

Alimentos que ajudam na depressão e no sono, ricos em triptofano

Alimentos que ajudam na depressão e no sono, ricos em triptofano

 

• Leite e derivados (ex: iogurte desnatado, queijo branco)
Aveia
• Produtos a base de soja
•Peixes e Frutos do Mar
• Aves  
Carnes magras
Vísceras

• Grãos Integrais, biscoitos e massas integrais
• Leguminosas (feijões, lentilha)
• Arroz
• Frutas oleaginosas
Açúcar mascavo
Mel
Frutas secas
Frutas como banana, pinha, abacate
• Ovos
• Nozes, castanhas
Sementes de gergelim e de girassol
Tâmara, amendoim  e peru
Carboidratos: favorecem a passagem do triptofano pela barreira hemato-encefálica para convertê-lo em serotonina. Podem ser encontrados no açúcar mascavo, mel, rapadura, frutas, cereais e farinhas integrais.

Vitaminas do complexo B e ácido graxo ômega 3: fundamentais para o desenvolvimento do sistema nervoso devido à sua alta concentração na membrana dos neurônios. Os alimentos ricos em vitaminas do complexo B são os cereais, o leite e seus derivados, ovos, verduras de folhas verdes, frutas, carne vermelha, vísceras e levedura de cerveja. Já os ácidos graxos ômega 3 podem ser encontrados nos peixes de água fria, sementes, óleos de linhaça e canola, cereais e vegetais de folhas verdes.
Outros alimentos que auxiliam a melhorar o humor e evitar o stress:
Couve, nabo e rabanete.
Banana, melancia, mamão e abacate.
Limão, grapefruit, laranja e tangerina.
Pimentão.
Caqui e figo.
Alface, escarola, alcachofra e chicória

Gengibre atua como uma especiaria com poder desintoxicante, ajudando a metabolizar e excretar toxinas. A noz moscada e a canela possuem um leve efeito termogênico.
O primeiro item a ser evitado em sua dieta é o açúcar refinado, presente nos doces, biscoitos, bolachas e guloseimas em geral, pois o consumo de açúcar descompensa os níveis de glicose sanguínea, levando a um quadro de hipoglicemia reativa, ou seja, um estado de queda de glicose sanguínea associada à falta de disposição física e mental, nervosismo e depressão, além de roubar nutrientes importantes para o metabolismo energético, como as vitaminas do complexo B, que têm ação anti-estresse.

Também é importante evitar o excesso de cafeína, pois além de causar a depleção de vitaminas do complexo B, ataca outros nutrientes como o ferro, o zinco e o magnésio.

Outra substância que deveria ser evitada em excesso é o álcool, que também rouba nutrientes essenciais ao metabolismo.


Fontes de bom humor
Conheça alguns dos principais alimentos que podem ajudar a melhorar e manter o astral.

Chocolate
Além do açúcar, contém tirosina – substância que estimula a produção de serotonina – e minerais importantes como cobre, manganês e magnésio (nutriente que fica em falta no período pré-menstrual). Dispara a produção de endorfina e dopamina, neurotransmissores responsáveis pelo relaxamento.

Aveia
Cereal que contém altas doses de triptofano. Além do aminoácido que auxilia o organismo a liberar a serotonina, também tem bons níveis de selênio, que colabora para a produção de energia.

Banana madura
Contém duas substâncias que auxiliam o humor: os carboidratos, que estimulam a produção de serotonina e a vitamina B6, que garante mais energia. É ótima como opção de lanche rápido.

Brócolis
Rico em ácido fólico, que é importante para a liberação da serotonina. Além de garantir o bom humor, renova as células e previne defeitos no sistema nervoso dos fetos, portanto é essencial para as gestantes.

Espinafre e folhas verde-escuras
Têm efeito antidepressivo por serem ricos em magnésio – que atua na produção de energia, potássio e vitaminas A e C. Fontes ainda de complexo B, que ajuda a manter o sistema nervoso tranqüilo.

Frutas oleaginosas
São as nozes, castanhas, amêndoas e a mais poderosa de todas, a castanha-do-pará. Auxiliam na diminuição do estresse por conterem um importante antioxidante, o selênio.

Laranja, maracujá e jabuticaba
Por terem altas doses de vitamina C, previnem o cansaço e combatem o estresse. Também colaboraram com as defesas do organismo. A jabuticaba ainda tem a vantagem de conter vitaminas do complexo B.

Leite
Produz um efeito relaxante em toda a musculatura graças ao triptofano, que é precursor da serotonina.

Ovos
Contêm substâncias que garantem o bom humor, como a tiamina e niacina (vitaminas do complexo B), além de fazerem bem para a memória.

Peixes e frutos do mar
Grandes fontes de minerais importantes para a atividade cerebral, como o selênio. Também ajudam a combater o cansaço e a ansiedade. Os frutos do mar, em especial a ostra, são ricos em zinco, mineral essencial para o bom humor.

Pimenta
A sensação de ardência é provocada pela capsaicina – substância presente na pimenta – e faz com que o cérebro produza mais endorfina, neurotransmissor responsável pela sensação de euforia. A pimenta-de-cheiro, a vermelha e a malagueta são as melhores para o humor. Mas não exagere nas quantidades.

Sementes de abóbora e girassol
Ricas em triptofano, além de auxiliarem na manutenção do bom humor, também ajudam a melhorar a qualidade do sono. Podem ser consumidas entre as refeições, como lanche.

Alface
Tem poderoso efeito calmante em razão da lactucina, substância presente em maior quantidade nos talos e coração, que devem fazer parte das saladas, juntamente com as folhas.

Pesquisado em várias páginas da Internet